
O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) realizou hoje (dia 26) a cerimónia de atribuição dos “Embaixadores de Convenções de Macau”, convidando 24 figuras de liderança e líderes académicos profissionais dos sectores industriais principais para actuarem como “Embaixadores de Convenções de Macau”, aos quais foram atribuídas cartas de nomeação. A iniciativa tem por objectivo aproveitar a rede de contactos e a influência dos “Embaixadores de Convenções de Macau” nas suas respectivas indústrias para promover a imagem de Macau como o destino de primeira escolha para a realização de convenções internacionais e para ajudar a atrair e a incentivar a licitação da realização de mais conferências regionais e internacionais nos diferentes âmbitos profissionais em Macau. Isto é realizado em articulação com a estratégia “1+4” do desenvolvimento da diversificação adequada da economia implementada pelo Governo de Macau, com o intuito de impulsionar conjuntamente o desenvolvimento da indústria de convenções e exposições de Macau.
Actualmente, os “Embaixadores de Convenções de Macau” estão a planear a introdução de conferências internacionais afectas às suas respectivas indústrias, incluindo as dos domínios de Medicina Tradicional Chinesa e de equipamentos médicos. Os “Embaixadores de Convenções de Macau” irão apresentar as vantagens da indústria de convenções e exposições de Macau aos seus homólogos internacionais, incluindo as várias medidas lançadas pelo Governo Central que beneficiam Macau, os locais de convenções e exposições bem equipados e a equipa profissional de convenções e exposições, por forma a atrair a realização de mais convenções internacionais em Macau.
“Embaixadores de Convenções de Macau” promovem a introdução de convenções internacionais de diversos sectores
O Presidente do IPIM, Vincent U, referiu no seu discurso que os 24 “Embaixadores de Convenções de Macau” nomeados desta vez são todos líderes do respectivo sector, incluindo quatro indústrias principais, nomeadamente big health, tecnologia de ponta, convenções e exposições, comércio, cultura e desporto, assim como a plataforma sino-lusófona. A iniciativa em causa procura atrair a realização de mais conferências profissionais de alta qualidade em Macau, através do papel impulsionador dessas figuras de enorme prestígio, nomeadamente o poder profissional e a influência social nos seus respectivos campos, de modo a materializar a estratégia do desenvolvimento da diversificação adequada da economia “1+4”.
Um “Embaixador de Convenções de Macau”, actual dentista, manifestou a sua determinação de divulgar e promover Macau junto do mundo exterior, após a aceitação da nomeação. Acredita-se que as instalações de convenções e de apoio constituem um elemento atraente que pode levar mais participantes de convenções a optarem por vir a Macau com seus familiares para viagem. Quanto à sua área profissional, o embaixador apontou que é possível reforçar o conhecimento do sector de Macau sobre as novas tecnologias médicas, através de realizar uma conferência internacional em Macau, com a presença de profissionais médicos provenientes de todo o mundo.
Um outro “Embaixador de Convenções de Macau”, do sector de big health, referiu que Macau é um lugar ideal para albergar convenções de carácter internacional, especialmente no contexto de forte apoio atribuído pelo Governo da RAEM ao desenvolvimento das indústrias de biomedicina e de big health nos últimos anos. Já foi introduzida a realização, em Macau e prevista para Agosto do ano corrente, da reunião anual de uma sociedade de investigação de MTC com maior influência na Europa, que já foi realizada por mais de dez edições. Durante a participação em convenções internacionais marcadas para o próximo ano no exterior, o sector deve ter como missão divulgar as vantagens de escolher Macau como local de realização, no sentido de procurar assumir, no futuro, o papel de coorganizador dessas convenções, para além de construir a imagem de Macau nesse aspecto.
O “Embaixador de Convenções de Macau” do sector de tecnologia de ponta mencionou que o território dispõe de ricos recursos em termos de recinto de convenções e exposições e de turismo. Como resultado, nos últimos anos, várias conferências internacionais de grande escala foram realizadas sucessivamente em Macau, incluindo uma conferência internacional sobre inteligência artificial, graças ao devido apoio das infraestruturas corpóreas e incorpóreas. No futuro, irá envidado esforços para concorrer em licitações, no sentido de fazer Macau do local de realização de mais eventos desta natureza.