Já é conhecido o programa para o primeiro dia das celebrações do Ano Novo Chinês na cidade do Porto. Apesar de a entrada do novo Ano Lunar acontecer a 10 de fevereiro, de acordo com um convite a que o Porto Canal teve acesso, o Dragão vai entrar na Câmara Municipal da cidade já esta sexta-feira para o pontapé de saída nas comemorações.
Apesar de a inauguração oficial arrancar às 15h30 com a Dança do Dragão, na Praça General Humberto Delgado (em frente à Câmara Municipal), há às 14h30 a “conferência sobre as relações entre Portugal – China, durante estes 45 anos”. Na conferência vão ser abordadas as dimensões geopolíticas da Faixa e Rota Chinesa – uma iniciativa de investimento em infraestruturas a nível mundial, com o objetivo de alavancar o ‘status’ da China e que se tornou num dos mais importantes programas da política externa chinesa sob a liderança de Xi Jinping -, o “percurso das relações diplomáticas entre Portugal-China”, além das “mudanças da China nos últimos 45 anos”.
Às 16h30 há a inauguração da exposição de fotografia “Uma Rota e um Caminho”, na Câmara Municipal do Porto.
Às 17h arrancam os discursos, com a intervenção do embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, seguido pelo representante das associações chinesas, Wang Xiao Wei, pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, António Noronha, pela representante da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Lúcia Abrantes dos Santos. Os discursos terminam com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
A entrada no Ano do Dragão acontece a 10 de fevereiro. Com base no horóscopo chinês, representado por 12 animais, que vão rodando ciclicamente de ano a ano, a 10 de fevereiro entramos no Ano do Dragão.
O Ano Novo Chinês marca aquela que é a maior migração interna do mundo. Este ano são esperadas cerca de nove mil milhões de viagens, entre o período de 26 de janeiro até 5 de março, para as reuniões familiares típicas desta altura do ano.
Fonte: Porto Canal