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O comércio eletrónico transfronteiriço da China regista crescimento em novos mercados promissores, contra a tendência.

O comércio eletrónico transfronteiriço da China regista crescimento em novos mercados promissores, contra a tendência.
Publicado em 13 Agosto, 2025
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Em agosto, a YDH Cross Border Logistics (Shanghai) Co., Ltd. inaugurará duas novas rotas de logística internacional — uma rota de encomendas internacionais de Xangai para o Vietname e outra de voo fretado de Hefei para França — a fim de responder à crescente procura da logística transfronteiriça em mercados emergentes.
“Desde o início deste ano, a procura dos clientes para mercados emergentes como o Sudeste Asiático, a Europa e a América Latina cresceu significativamente. Estamos continuamente a abrir novas rotas e a construir armazéns no estrangeiro para reforçar a capacidade logística e a garantia de stock”, disse Qin Shuai, vice-diretor-geral da YDH.
Segundo ele, este ano, a empresa já construiu um armazém de 10 mil metros quadrados no México e planeia expandir o seu sistema de armazenagem na Alemanha e no Vietname.
Apesar da complexa e grave situação internacional, a empresa, com mais de 20 anos de experiência em logística transfronteiriça, tem mantido um crescimento no volume de vendas, o qual ultrapassou 4 mil milhões de yuans (554,65 milhões de dólares norte-americanos) no ano passado e deverá superar 5 mil milhões de yuans este ano.
Como “barómetro” e “indicador” do comércio eletrónico transfronteiriço, as crescentes “novas rotas” das empresas de logística e a “linha de receitas” em ascensão e contrária à tendência refletem que o comércio eletrónico transfronteiriço da China está continuamente a abrir novos mercados e a procurar novos incrementos.
No primeiro semestre deste ano, as importações e exportações do comércio eletrónico transfronteiriço da China totalizaram cerca de 1,32 biliões de yuans, um aumento anual de 5,7%, mostraram dados alfandegários.
“O comércio eletrónico transfronteiriço, através da rede e da digitalização, permite que as empresas alcancem os consumidores estrangeiros de forma direta e rápida, além de oferecer opções de canais e de mercado diversificadas”, disse Wang Jian, professor da Universidade de Economia e Negócios Internacionais, acrescentando que isso confere às pequenas e médias empresas uma capacidade mais flexível de enfrentar os desafios, ajudando-as a vender os seus produtos em todo o mundo.
Na Conferência de Comércio Eletrónico Transfronteiriço da China (Hefei) 2025, realizada recentemente em Hefei, capital da província de Anhui, “abrir novos mercados”, “explorar novos incrementos” e “criar marcas” foram as palavras-chave discutidas por muitas empresas e plataformas de comércio eletrónico transfronteiriço.
“Este ano, estamos a explorar ativamente o mercado do Sudeste Asiático, cuja participação aumentou de menos de 20% para cerca de 35%”, disse Zhang Song, diretor-geral de uma empresa especializada em produtos de vestuário. “Somente nos primeiros seis meses de 2025, o volume das vendas no mercado do Sudeste Asiático cresceu 30 milhões de yuans, subindo mais de 30% em termos anuais”, acrescentou.
A TikTok Shop foi lançada no mercado japonês em 30 de junho e teve um desempenho excelente até ao momento, disse Xia Chunyu, representante da empresa, numa palestra durante a conferência. Em 2025, a TikTok Shop já entrou em mercados como México, Brasil e Japão.
À medida que o comércio eletrónico transfronteiriço da China continua a crescer, a cooperação com outros países também se torna mais estreita. Atualmente, a China já tem 35 países parceiros no comércio eletrónico da Rota da Seda e construiu 65 bases de compra direta em 19 países.
“O comércio eletrónico transfronteiriço é uma ‘ponte digital’ que liga rapidamente produtores e consumidores de todos os países, além de ser uma tendência importante no desenvolvimento do comércio internacional”, disse Lv Daliang, funcionário da Administração Geral das Alfândegas. “Estamos dispostos a reforçar a cooperação e o intercâmbio com todos os países do mundo para promover o desenvolvimento saudável e sustentável do comércio eletrónico transfronteiriço”, observou.

Para saber mais informações, consulte o website original.

Fontes: Xinhua Português