A cooperação entre a China e Portugal em mercados terceiros e o papel do Fórum Macau estiveram em foco durante a visita oficial do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa à China, concluída quarta-feira em Macau.
“Há o objectivo de dar mais força ao Fórum Macau, algo que foi muito sentido em todos os encontros, nomeadamente no efectuado com a delegação liderada pelo Presidente [chinês], Xi Jinping”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa em Pequim, na primeira etapa da sua visita à China.
O presidente português sublinhou ainda a vontade do governo da China de apostar na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, tendo adiantado que uma das vias possíveis “pode e deve ser o Fórum Macau.”
Rebelo de Sousa foi um dos chefes de Estado que participaram no 2.º Fórum Faixa e Rota, tendo usado da palavra a 27 de Abril na 3.ª sessão de trabalho subordinada ao tema do desenvolvimento sustentável e implementação da Agenda 2030 da ONU.
Ainda em Pequim, jantou com alguns dos principais presidentes de grupos chineses com interesses em Portugal e no dia seguinte promoveu um jantar com os maiores exportadores portugueses para o mercado chinês.
Na conclusão da etapa de Pequim, o presidente português reuniu-se a 29 de Abril com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e com o seu homólogo Xi Jinping, juntamente com as respectivas delegações.
Leia o artigo completo em MacauHub




