A PortugalFoods liderou uma delegação de empresas, que integrou oito empresas portuguesas do sector agroalimentar — entre elas marcas e grupos como Delta Cafés, Super Bock, e Portugal Norte — e assegura uma exposição conjunta no pavilhão nacional da CIIE. Também participaram empresas como a Correia Cork, uma corticeira do Alentejo, no sector dos bens de consumo, numa iniciativa organizada pelo Perfeição Group 至善有限, associada da CCILC, e membro da direção da CCILC – Delegação de Macau.
Durante o evento, as empresas portuguesas usufruíram de uma visibilidade reforçada, com um stands especialmente dedicados à oferta nacional, bem como espaços de reunião com grandes compradores chineses. Além disso, os participantes reuniram-se com representantes de plataformas de comércio electrónico, distribuidores e importadores chineses, numa lógica de converter o contacto em negócios concretos.
A cerimónia de abertura contou com uma visita do Embaixador português em Pequim e das delegações da AICEP na China (Pequim e Xangai), reforçando o carácter institucional da participação portuguesa. Estas visitas serviram também para realçar o papel de Portugal como parceiro vocacionado para o mercado chinês, especialmente no âmbito da fileira agroalimentar, da cortiça e da promoção da cooperação entre a China e os países de língua portuguesa.
A delegação portuguesa espera aproveitar os contactos estabelecidos na feira para concretizar acordos comerciais, lançar novos produtos no mercado chinês e reforçar a cadeia de valor ligada à internacionalização. Em particular, a parceria entre PortugalFoods e plataformas de e-commerce chinesas (como foi recentemente anunciado com a Tmall) confirma a aposta no canal digital para impulsionar a entrada de produtos portugueses no mercado chinês.
Para as empresas participantes, a recomendação é de que a presença na feira seja vista como o primeiro passo de uma estratégia de médio-longo prazo, que inclui logística, adequação de produto, cumprimento de normas e construção de relações de confiança com parceiros chineses.




