Loading
Associe-se

Com apoio da DeepSeek, BYD aposta em IA para liderar corrida do piloto automático; ações sobem

Com apoio da DeepSeek, BYD aposta em IA para liderar corrida do piloto automático; ações sobem
Publicado em 12 Fevereiro, 2025
Partilhar

As ações da BYD subiram 4% após a companhia anunciar que está intensificando seus investimentos em tecnologia de piloto automático, com o apoio da DeepSeek, uma startup chinesa de inteligência artificial.

Com isso, os papéis da empresa atingiram um recorde, sendo negociados a US$ 44,24. O anúncio, que já era amplamente esperado pelo mercado, impulsionou um avanço de 21% nas ações da companhia na última semana.

Wang Chuanfu, fundador e presidente da BYD, afirmou que a direção inteligente avançada se tornará um recurso de segurança padrão nos veículos da marca. O novo sistema, batizado de “DiPilot”, será implantado em toda a linha de carros da empresa, incluindo um modelo de baixo custo, avaliado em US$ 9.555.

Com essa estratégia, a BYD se torna pioneira na China ao oferecer essa tecnologia em veículos acessíveis, segundo relatório da Nomura. “A empresa está mudando seu foco de redução de preços, adotado no último ano, para atualizações tecnológicas em 2025”, destacou a consultoria.

A IA da DeepSeek será aplicada na versão mais avançada do sistema de piloto automático, utilizando uma combinação de software, câmeras e sensores. No entanto, a necessidade de intervenção humana ainda não foi totalmente descartada.

Tu Le, fundador e diretor da Sino Auto Insights, afirmou à CNBC que essa parceria representa um avanço significativo para a empresa. “Agora, a BYD conta com uma tecnologia de IA autónoma desenvolvida internamente, permitindo que ofereça recursos inteligentes no mesmo nível de seus concorrentes”, disse.

In Exame