Loading
Associe-se

Chineses da CTG encaixam mais de 500 milhões de euros com venda de ações da EDP

Chineses da CTG encaixam mais de 500 milhões de euros com venda de ações da EDP
Publicado em 21 Janeiro, 2021
Partilhar

A China Three Gorges (CTG) vai vender até 100 milhões de ações da EDP numa operação a realizar no mercado através de uma oferta a investidores institucionais, segundo comunicado da elétrica à CMVM.
Com a venda deste lote de ações, equivalente a 2,52% do capital da EDP, a CTG reduz a posição no capital da EDP para 19,05%, mas continua de longe a ser o maior acionista da EDP. A Oppidum Capital (7,20%) e a BlackRock (5,06%) seguem-se na lista.

A energética liderada por Miguel Stilwell de Andrade sublinha que “esta transação complementará outros ajustes na posição da CTG no capital social da EDP nos últimos 12 meses, como a venda de uma participação de 1,8% do capital social da EDP através de um processo de accelerated bookbuild em fevereiro de 2020, bem como a subscrição do aumento de capital de mil milhões de euros em agosto de 2020, no qual a CTG reforçou a posição acionista”.

Na sequência desta transação, a China Three Gorges “continuará a apoiar a parceria estratégica estabelecida entre a EDP e a CTG há mais de nove anos, e que é um pilar fundamental da estratégia internacional da CTG”, acrescenta.

Ainda segundo o comunicado, a China Three Gorges “reitera o seu toral compromissso com esta parceria estável e duradoura, bem como com a renovada equipa de gestão da EDP e a sua estratégica focada na transição energética e na liderança nas energias renováveis a nível global”.

Fonte: Jornal de Negócios