Loading
Associe-se

Chinesa NIO a caminho de Portugal e traz outra marca com ela

Chinesa NIO a caminho de Portugal e traz outra marca com ela
Publicado em 18 Junho, 2025
Partilhar

A ofensiva chinesa não dá descanso e agora há mais duas marcas que se estão a preparar para entrar em Portugal. Desta vez, uma tem despertado muita curiosidade desde a sua fundação, a NIO, que será acompanhada pela sua subsidiária Firefly.

O Grupo JAP assumiu a importação da NIO — liderada por William Li e já apontada por diversas vezes como uma das principais rivais da Tesla —, e da Firefly. A estreia no mercado nacional será ainda antes do final deste ano.

© FireflyO primeiro modelo da Firefly usa o nome da marca na sua designação e tem-se destacado pelo formato incomum dos grupos óticos dianteiros e traseiros.

“A NIO representa o futuro da mobilidade premium e estamos orgulhosos por liderar a sua entrada em Portugal. Esta parceria reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a liderança na nova era da mobilidade elétrica”, afirma Jan Oehmicke, administrador do Grupo JAP.

Para além de Portugal, a NIO vai também expandir-se para a Grécia, Chipre, Bulgária e vai começar a sua comercialização na Dinamarca. O Grupo JAP já é responsável pela importação de outros construtores chineses para o país, tais como a Foton e a GAC.

Com o que podemos contar?

A NIO vai chegar a Portugal com três novos modelos elétricos: o EL6, um SUV compacto, o ET5, uma berlina e a sua versão carrinha, o ET5 Touring. Por sua vez, a Firefly vai estrear-se no mercado com o seu modelo homónimo, que (na China) está disponível com um preço de entrada de 19 600 euros.

A NIO destaca-se também pelas suas estações de troca de baterias, as Power Swap Stations, que permitem substituir uma bateria descarregada por uma totalmente carregada em menos de três minutos. A JAP não descartou a sua introdução em Portugal: “esta solução inovadora está em análise, podendo ser introduzida aos clientes portugueses no futuro”.

“A Europa é um pilar fundamental da nossa estratégia global, com um forte potencial para uma mobilidade inteligente e centrada no utilizador”, disse Thijs Meijling, diretor da NIO Europa.


In Razão Automóvel