A CCILC organizou no dia 19 de fevereiro, uma nova sessão das Reflexões Estratégicas, no seguimento da sua reunião de Direção, tendo a honra de receber o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que recentemente esteve em Macau por ocasião da MIF.
Este encontro permitiu um diálogo aberto, construtivo e estratégico sobre os principais desafios e oportunidades do setor agrícola e agroalimentar no contexto da relação Portugal–China, reunindo dirigentes, conselheiros estratégicos e membros da nossa rede empresarial.
Das intervenções do Senhor Secretário de Estado, foram destacados alguns pontos-chave:
✓ Portugal como plataforma estratégica global: O país tem um posicionamento único para atuar como plataforma giratória entre a China, a Europa, África e o continente americano, especialmente no setor agroalimentar, acrescentando valor através da transformação, certificação e reexportação.
✓ O enorme potencial dos produtos portugueses no mercado chinês: Produtos como azeite, vinhos, frutas, conservas e carne premium são altamente valorizados em mercados como Macau e Hong Kong, onde a marca Portugal beneficia de forte reconhecimento pela sua qualidade, segurança alimentar e autenticidade.
✓ A importância da diplomacia económica e da ação no terreno: Mais do que relações institucionais sólidas, é fundamental reforçar a presença comercial ativa, melhorar a representação local e estruturar canais eficazes de distribuição, potenciando o papel das comunidades portuguesas na região.
✓ A nova agricultura: tecnologia, inovação e atratividade para os jovens. A agricultura portuguesa vive uma profunda transformação, marcada pela digitalização, sustentabilidade e inovação, tornando-se cada vez mais competitiva, rentável e atrativa para as novas gerações.
✓ A valorização da marca Portugal como ativo estratégico: Reforçar a confiança na qualidade nacional e promover uma cultura de ambição internacional são fatores decisivos para consolidar a posição de Portugal nas cadeias globais de valor.




