Loading
Associe-se

CCILC organiza missão à China com o projeto Alentejo Global Invest

CCILC organiza missão à China com o projeto Alentejo Global Invest
Publicado em 13 Novembro, 2018
Partilhar

Foi com 5 autarquias da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), o Porto de Sines, a Comunidade Portuária de Sines, e a AICEP Global Parques que a CCILC encetou um conjunto de importantes reuniões institucionais, em co-organização com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em missão à China no âmbito do projeto Alentejo Global Invest – um projeto que visa promover as oportunidades de negócio que a região do Alentejo apresenta, alicerçado nos setores estratégicos da região.

Começando o trajeto em Xangai, a missão teve início com uma receção no Consulado Geral de Portugal em Xangai, de onde depois partiu para uma visita à China International Import Expo (CIIE), tendo fechado o primeiro dia com um encontro com o Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, no Consulado de Portugal na metrópole chinesa.

A comitiva seguiu para Ningbo, onde no primeiro dia reuniu com instituições como a Ningbo Chamber of Commerce, na qual foi recebida pelo seu presidente; com o presidente da Ningbo Hangzhou Bay New Zone; e com o Município de Ningbo, que fechou o dia com uma reunião com o presidente da autarquia e um banquete de receção ao grupo português.

Ainda durante este primeiro dia em Ningbo, a missão foi palco para a assinatura de um acordo de cooperação entre a CCILC e a CCPIT de Ningbo, firmado pelo Secretário-Geral da CCILC, Sérgio Martins Alves, e o Presidente do Comité de Ningbo da CCPIT, Chai Lida.

No segundo dia nesta grande cidade portuária chinesa, a missão do Alentejo Global Invest foi levada, logo pela manhã, para o Porto de Ningbo-Zhoushan – o maior porto da China -, onde foi recebida pelo seu presidente, Li Ming Gong. Num longo dia na cidade chinesa, a comitiva teve ainda oportunidade de visitar a Ningbo Economic & Technology Development Zone e a Ningbo Free Trade Zone. No dia seguinte, antes da partida para Hong Kong, aproveitando a manhã livre, foi realizada uma visita à Ningbo National Hi-Tech Industrial Development Zone.

A última paragem foi a região administrativa especial de Hong Kong, num dia completamente cheio que significou o término desta frutífera missão. No grande centro financeiro asiático, a comitiva alentejana visitou colossos do mundo empresarial – a manhã de sexta-feira teve como pontapé de partida uma visita à China Harbour Engineering Company (CHEC), uma subsidiária da China Communications Construction Company e a segunda maior empresa do setor a nível mundial.

Após uma reunião com o Diretor Geral da CHEC, a missão reuniu com o CEO da NWS Holdings e fechou a tarde com uma visita à Orient Overseas International Limited e uma sessão de networking com empresas locais na sede da InvestHK.

Esta missão à China tratou-se de uma das várias missões que englobam o projeto Alentejo Global Invest, que pretende levar aos diversos pontos do globo as melhores oportunidades de investimento que a região portuguesa tem para oferecer, com um especial foco no principais setores estratégicos do Alentejo.