Loading
Associe-se

Aproveitando o papel impar de Macau, promover a cooperação sino-portuguesa da ciência e tecnologia para um novo nível

Aproveitando o papel impar de Macau, promover a cooperação sino-portuguesa da ciência e tecnologia para um novo nível
Publicado em 6 Dezembro, 2023
Partilhar
  1. Portugal e China são Parceiros Estratégicos Globais.

Portugal foi o primeiro país da Europa Ocidental a assinar com a China o memorando de cooperação “Uma faixa, uma rota”. A China considera Portugal como um importante ponto de conexão entre a rota de seda marítima e a rota de seda terrestre. Enfrentando as grandes mudanças nunca vistas em cem anos, a China e Portugal sempre persistiram na compreensão, confiança e respeito mútuo, bem como no princípio de benefícios recíprocos, promovendo uma relação sino-portuguesa com mais resiliência, vitalidade e potencial, tornando num exemplo de cooperação de ganhos compartilhados entre países de diferentes sistemas sociais, histórias e dimensões geográficas.

2. Macau é uma importante ponte de amizade antiga entre a China e Portugal.

Em 1999, a China e Portugal resolveram de forma amigável e adequada a questão de Macau, dando um bom exemplo à comunidade Internacional na resolução de forma pacífica dos problemas legados pela história, como também abriram um novo capítulo de amizade entre os povos dos dois países e de cooperação amigável sino-portuguesa.

A implementação da política de “Um país, dois sistema”, “Macau administrado pela gente de Macau” e o elevado grau de autonomia garantem a prosperidade e a estabilidade de Macau. A proposta e a implementação da estratégia de desenvolvimento da área da grande baía de Cantão-Hong Kong-Macau também oferece novas oportunidades a Macau na construção da plataforma de cooperação entre a China e Portugal.

3. Macau apoia a cooperação científica e tecnológica chinesa e portuguesa para um novo nível.

Enfrentando as grandes mudanças do século, é desejo comum de toda a sociedade internacional expandir a abertura, confiança e cooperação na área científica e tecnológica. Devemos enfrentar os desafios das mudanças climáticas e crises energéticas por meios científicos e tecnológicos e beneficiar os povos de todos os países. Devemos atingir o objetivo de desenvolvimento sustentável através do desenvolvimento próspero da ciência e tecnologia.

Como a “chave de ouro” que vai aprofundar a cooperação científica e tecnológica entre a China, Portugal e os outros Países de Língua Portuguesa, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China implementou a primeira Plataforma nacional de transferência de tecnologia internacional na Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau: Centro de trocas científicas e tecnológica e cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Macau, a zona de Hengqin, a Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau e Zhuhai irão esforçar-se juntamente pelo modelo que tem Macau e a Zona de Hengqin como dois centros de operação, atraindo excelentes empresas de tecnologia de Países de Língua Portuguesa para se instalarem em Macau e Hengqin.

Em 12 de outubro de 2023, foi inaugurado o Centro de trocas científicas e tecnológicas e cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau – Hengqin). O Centro irá aprofundar as trocas e a cooperação na área de ciências e tecnologias chinesas e portuguesas, fortalecer a ligação entre a China e os Países Lusófonos na transferência de realizações científicas e tecnológicas, ajudar na inovação, empreendedorismo e cooperação científica e tecnológica, estabelecendo uma nova ponte de cooperação científica e tecnológica entre a China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa.

Tanto a China como Portugal estão a enfrentar tarefas de estabilização da economia, de garantir o bem-estar do povo e de transformação e atualização da estrutura económica do país. Estão ambos ansiosos em beneficiar o povo e apoiar o desenvolvimento de alta qualidade da economia com a evolução científica e tecnológica. A estratégia de desenvolvimento dos dois países é altamente compatível.

A China está disposta a esforçar-se juntamente com Portugal para consolidar as trocas científicas e tecnológicas, tendo Macau como importante elo e ponte de ligação, garantindo que a parceria estratégica global sino-portuguesa mantenha altos níveis de operação, introduzindo mais impulso na cooperação internacional, contribuindo mais para o desenvolvimento da sociedade humana.

Fonte: Expresso