Com o objectivo de fomentar e fortalecer o futuro entre a China, Portugal e os países de língua portuguesa através do eixo Macau-Lisboa, com enfoque nas novas gerações, a Universidade de São José (USJ) e a Casa Pia de Lisboa assinaram um acordo para desenvolver projectos de cooperação académica, de investigação, técnica e cultural e, em particular, encontrar soluções para que os alunos da Casa Pia possam prosseguir os seus estudos académicos na Universidade de São José em Macau.
A Casa Pia de Lisboa é a maior e mais importante instituição educativa portuguesa para crianças e jovens socialmente desfavorecidos. Desde a sua fundação pela Rainha D. Maria I em 1780, um pouco como resposta à desordem social que se seguiu ao terramoto de 1755, a missão da Casa Pia de Lisboa tem sido a educação, formação e assistência.
A instituição é constituída por dez escolas e tem cerca de 3.000 alunos inscritos. Para além do ensino regular, a organização também oferece internato a 200 crianças desfavorecidas.
O seu objectivo é permitir que estes jovens se tornem membros saudáveis e bem sucedidos da sociedade através do desenvolvimento de competências intelectuais, manuais e físicas num ambiente que promove os valores espirituais, morais e religiosos. A instituição orgulha-se de ter tido entre os seus alunos muitas personalidades portuguesas de relevo, incluindo políticos, jornalistas, empresários e artistas.
A Casa Pia é uma instituição pública sob a gestão do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
O acordo foi assinado no dia 19 de Dezembro de 2024, no Centro Cultural Casapiano, pela Presidente da Casa Pia, Dra Fátima Matos e pelo Professor Álvaro Barbosa, Vice-Reitor para a Internacionalização e Assuntos Académicos da Universidade de São José.
Universidade de São José