Loading
Associe-se

Conferências da Primavera

Conferências da Primavera
Data: 13 Março, 2026 até 26 Março, 2026

O Centro Cinetífico e Cultural de Macau está a promover a V edição das Conferências de Macau, que estão a decorrer entre dia 13 a 26 de março. O evento visa estabelecer um espaço de intercâmbio e troca de conhecimento entre acádemicos que investigam sobre a Ásia, designadamente Macau e China, em diversas áreas científicas.

As Conferências procuram promover e divulgar a investigação desenvolvida pela comunidade científica portuguesa, tanto em Portugal como no estrangeiro, reforçando a relevância das relações entre Portugal e o continente asiático, numa perspetiva histórica e contemporânea de longa duração.

A V edição marca o seu início no dia 13 de março de 2026, até o dia 26 do mesmo mês , e precedidas por sessões Young Scholars de 9 a 13 de março, representadas pelos 50 bolseiros de doutoramento CCCM-FCT e os seus trabalhos de investigação.

Os momentos mais marcantes das conferências são nomeadamente:

13 de março (sexta-feira) à tarde – Sessão de Abertura, que contará com a presença do Exmo. Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Professor Doutor Fernando Alexandre, e o Senhor Presidente da Agência para a Investigação e Inovação, Professor Doutor António Grilo, e outros destacados na área de investigação científica.

26 de março (quinta-feira) de manhã – Mesa Redonda Asian Studies in the World, com a presença da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, e que incluirá depoimentos de representantes dos principais centros de investigação a nível europeu, na área dos estudos asiáticos, que estarão no CCCM para apresentar resultados de um projeto conjunto, financiado pelo Horizonte Europa; 

26 de março (quinta-feira) à tarde – Sessão de Encerramento, que contará com intervenções presenciais dos Embaixadores da Ásia em Lisboa e dos Embaixadores de Portugal na Ásia, via online. Estas intervenções focarão em aspetos de cooperação académica e científica entre Portugal e os países representados, assim como nas oportunidades dirigidas a investigadores interessados em desenvolver estudos no continente asiático.

O evento também incluí atividades culturais paralelas como: Danças Tradicionais da Índia, do Bangladesh e da Indonésia; Demonstração de Ikebana (Arranjos florais) e de Chadō (Cerimónia do Chá Japonesa).

Para consultar a agenda completa, aceda aqui.