Uma semana após a participação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) na China International Supply Chain Expo (CISCE), onde integrou uma missão empresarial com seis empresas portuguesas, a presença nacional continua a gerar destaque nos meios de comunicação chineses. A entrevista completa de Bernardo Mendia, Secretário-Geral da CCILC, foi recentemente publicada em diversas plataformas oficiais do canal CGTN.
Na conversa com a jornalista Xu Yi, Bernardo Mendia sublinhou a importância de uma presença regular de empresas portuguesas na China, realçando a rapidez da evolução do mercado, especialmente no setor tecnológico. “As empresas precisam de visitar a China pelo menos uma vez por ano. Caso contrário, não conseguem acompanhar as mudanças, sobretudo no plano tecnológico”, afirmou.
Durante a entrevista, o responsável destacou ainda o papel da China como líder global nas cadeias de abastecimento, sublinhando a eficiência e modernização registadas nos últimos anos. “Se houvesse um padrão internacional para supply chain, a China estaria em primeiro lugar”, afirmou.
Relativamente ao futuro da cooperação bilateral, Bernardo Mendia apontou o setor da energia verde como uma das áreas com maior potencial, destacando a experiência portuguesa neste domínio. Enfatizou também o papel de Portugal como ponte estratégica entre a China e os países lusófonos, nomeadamente em África e na América do Sul, através do investimento, financiamento e ligação cultural.
A entrevista completa, com vídeo e transcrição, está disponível em: https://news.cgtn.com/news/2025-07-17/VHJhbnNjcmlwdDg1NTY0/index.html




