A conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) deverá acontecer em Abril deste ano, noticiou a Rádio Macau, citando fontes, que apontaram que nesse mês Macau deverá receber líderes do Governo de vários países que integram o organismo.
A partir dessa altura, o Fórum Macau deverá conhecer uma nova dinâmica, refere a emissora de rádio local. Dada a actual situação política em Portugal, só depois das eleições se saberá quem representará Lisboa.
Uma delegação do Fórum Macau encontra-se de visita a Cabo Verde, depois de ter estado na Guiné Equatorial. Já no início de Fevereiro, os responsáveis do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial de Macau vão estar em Pequim para reunirem com os embaixadores dos países que integram o organismo e autoridades chinesas.
Por outro lado, uma delegação presidida pelo secretário-geral do Secretariado Permanente do Fórum, Ji Xianzheng, visitou recentemente a Universidade Politécnica de Macau (UPM), onde foi recebida pelo reitor, Im Sio Kei. As duas partes trocaram impressões sobre a promoção do intercâmbio e cooperação económicos, comerciais, culturais e educacionais entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Durante o encontro, Im Sio Kei apresentou os quadros qualificados bilingues e os resultados académicos e científicos sino-portugueses da UPM, bem como a cooperação estreita com dezenas de instituições de ensino superior dos países de Língua Portuguesa. Além disso, acrescentou que o Secretariado Permanente do Fórum tem vindo a apoiar a UPM na formação de quadros qualificados sino-portugueses, “estabelecendo cooperação diversificada com a UPM, desempenhando as duas partes o papel de Macau como plataforma de cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa, tendo obtido resultados frutíferos”.
Ji Xianzheng, por sua vez, reconheceu as características distintivas do ensino e o contributo na formação de quadros qualificados bilingues sino-portugueses da UPM, referindo que o Secretariado Permanente do Fórum e a UPM têm mantido uma cooperação amigável ao longo dos anos, esperando que a UPM possa continuar a apoiar os trabalhos de conferências ministeriais do Fórum, contribuindo para a construção da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os países lusófonos.
No encontro estiveram presentes, entre outros, a secretária-geral adjunta do Secretariado do Fórum, Xie Ying, a coordenadora do Gabinete de Administração, Li Xiaohui, a coordenadora do Gabinete de Apoio, Teresa Mok, e a chefia funcional do Gabinete de Apoio do Secretariado do Fórum, assim como a vice-reitora da UPM, Lei Ngan Lin.
Mecanismo multilateral de cooperação intergovernamental, sem carácter político, o Fórum Macau foca-se no desenvolvimento económico e comercial, tendo como propósito consolidar o intercâmbio económico e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, dinamizar o papel de Macau enquanto plataforma de cooperação sino-lusófona e fomentar o desenvolvimento mútuo entre o Interior da China, os Países de Língua Portuguesa e a RAEM.
Fonte: Jornal Tribuna de Macau