A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa marcou presença na edição de 2025 de Trade and Investment Promotion Conference, realizada em Xinjiang, com a intervenção so seu Secretário-Geral, Bernaedo Mendia, na sessão de abertura do evento.

A conferência reuniu reprensentantes de alto nível de governos,câmaras de comércio, instituições financeiras e empresas tecnológicas de diversos países, com o objetivo de reforçar as ligações económicas entre a Ásia e a europa, destacando o papel estratégico de Xinjiang na Iniciativa ” Uma Faixa e uma Rota” ( Belt and Road iniciative – BRI).

Na sua intervenção, Bernardo Mendia sublinhou os 50 anos de relações diplomáticas entre a China e a União Europeia, destacando o papel histórico de Portugal como elo de ligação entre os dois continentes. Recordou que Portugal foi o primeiro Estado-Membro da UE a assinar um Memorando de Entendimento sobre a BRI com a China, em 2018.

O Secretário-Geral reforçou ainda o compromisso da CCILC em promover parcerias sustentáveis, baseadas na confiança mútua, apoiando a entrada de empresas portuguesas no mercado chinês e incentivando o investimento chinês na Europa, com Xinjiang como ponto de confluência estratégico.