CCILC acompanha delegação oficial de Beihai em visita a Sines
Publicado em 27 Novembro, 2018
Partilhar
Nos passados dias 22 e 23 de novembro, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC) acompanhou uma delegação chinesa da cidade de Beihai – província de Guangxi – em visita à cidade de Sines numa missão liderada pela Vice-Presidente do Governo Municipal da cidade chinesa, Zhuo Yingzi e constituída por figuras de relevo no poder local em Beihai.
A missão, que foi apoiada também pela Perfeição Companhia, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, na sede da autarquia, onde ambas as partes assinaram um acordo de cooperação. Neste acordo, cuja cerimónia de assinatura contou com a presença do Secretário-Geral da CCILC, Sérgio Martins Alves, constam vários objetivos que as duas cidades costeiras se comprometem a fazer cumprir – entre eles está o estabelecimento de um acordo de geminação entre as duas cidades, tendo em vista uma forte cooperação nas vertentes económica, social e cultural.
A delegação de Beihai teve ainda oportunidade de conhecer o ecossistema empresarial de Sines, onde visitou os terminais do Porto de Sines e reuniu com a administração do porto. Foram discutidas várias oportunidades de estreitamento de relações, principalmente com o Porto de Beihai e as empresas que lá operam. A comitiva de Beihai reuniu também com a AICEP Global Parques onde visitaram a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) , que é a localização de várias indústrias energéticas, petroquímicas, metalúrgicas, etc. Beihai tem um parque importante de processamento e exportação, pelo que são muitas as oportunidades existentes no estabelecimento de relações entre os dois parques industriais e logísticos.
Ainda houve tempo de reunir com a Associação dos Armadores de Pesca de Sines, tendo em consideração a importância vital da pesca para o panorama económica de ambas as cidades, e o Sines Tecnopólo, uma incubadora tecnológica que acolhe startups da região.
Beihai é uma cidade turística, chegando a receber cerca de 30 milhões de turistas por ano. As sinergias e a promoção de oportunidades para as duas partes no setor figurou-se como motivo fulcral das conversas, tendo sido estudada a oferta turística do município de Sines – com especial atenção para as conhecidas praias da costa litoral alentejana e os monumentos históricos que se encontram na cidade alentejana.
A cooperação entre os dois municípios veio para ficar, passando agora o objetivo por uma visita da parte de Sines a Beihai, para o estabelecimento do acordo de geminação e a reunião com várias empresas e associações da cidade.




