Loading
Associe-se

Estamos perto do fim do dinheiro físico? Nestes países, as moedas e notas estão quase a desaparecer

Estamos perto do fim do dinheiro físico? Nestes países, as moedas e notas estão quase a desaparecer
Publicado em 19 Agosto, 2022
Partilhar

Atualmente, o número de alternativas de pagamento para além do dinheiro físico, como os cartões de crédito, o pagamento por aplicações ou o telemóvel, estão a aumentar e a ganhar terreno às conhecidas moedas e notas.

No entanto, explica o ‘elEconomista’, há dados que revelam que, apesar do aparente aumento de outras formas de pagamento, o dinheiro físico continua a aguentar-se. Segundo o Banco Central Europeu (BCE), quase metade de todos os pagamentos, 48%, são feitos através de notas. Já nos Estados Unidos, a Reserva Federal dos EUA deu conta que o dinheiro em circulação atingiu mesmo um máximo histórico.

Há países a debater este assunto, sendo que algumas economias estão a testar fórmulas de passar a um modelo totalmente digital. O site espanhol fez uma lista com os casos onde o dinheiro pode estar prestes a desaparecer.

China:

O país está a tornar-se tão digitalizado neste sentido que o Banco Popular da China está a implementar multas a instituições públicas e privadas que se recusem a aceitar pagamentos em dinheiro, de forma a “proteger os direitos dos cidadãos à utilização de dinheiro líquido”.

A última sondagem do banco central da região dá conta de que 66% dos pagamentos na região são feitos através do telemóvel, face à percentagem de 23% referente ao numerário. Neste caso, há ainda uma percentagem mais pequena de pagamentos em cartão: apenas 7% das transações.

 

In Sapo