Loading
Associe-se

“Simplicidade, Segurança e Excelência”, Beijing espera compartilhar os Jogos Olímpicos de Inverno com os amigos portugueses

“Simplicidade, Segurança e Excelência”, Beijing espera compartilhar os Jogos Olímpicos de Inverno com os amigos portugueses
Publicado em 24 Novembro, 2021
Partilhar

“Com todo o povo da China, gostaria de dar boas-vindas aos amigos de todo o mundo, para nos reunir em Beijing em 2022.” Isto não é somente o convite transmitido por vídeo pelo Presidente Xi Jinping na cerimónia do encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, mas também é o compromisso solene que a China tem assumido perante a comunidade internacional para realizar bem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Beijing.

Presidente Xi Jinping tem dado grande importância à preparação dos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing, propondo o conceito “verde, compartilhado, aberto e limpo” como os princípios. Guiada por este conceito e com mais de 6 anos de preparação, a China tem poupado todo o minuto e redobrado todos os esforços, demonstrando ao mundo a “Eficiência da China”. No final de 2020, conquistou-se a construção total de 12 arenas e em julho de 2021, o Centro Nacional de Esqui Alpino

( National Alpine Ski Center), o Centro Nacional de Deslizamento (National Sliding Center) e a Vila dos Jogos Olímpicos de Inverno completaram os ensaios finais de projeto. Desde 5 de outubro a 31 de dezembro, 8 arenas nas 3 zonas de competição de Beijing, Yanqing e Zhangjiakou terão 10 competições internacionais e 3 semanas de treino que receberão cerca de 2000 atletas, oficiais de equipas, oficiais técnicos internacionais e cronometristas profissionais.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing colocam em destaque o conceito de simplicidade e verde. As alterações climáticas e as questões relativas à energia são os desafios globais proeminentes que concernem aos interesses comuns da comunidade internacional e o futuro do nosso Planeta. O Presidente Xi Jinping enfatizou que os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing deviam dar a maior prioridade ao ecossistema, poupar recursos e estar amigáveis ao meio ambiente, tornando a China bela como a cor do fundo dos Jogos Olímpicos de Inverno. Com o fim de concretizar pronfundamente o conceito de ambiente amigável, os Jogos Olímpicos de Inverno dedicam-se ao conceito de simplicidade e verde, utilizam bem as condições e os recursos já existentes, transformando várias arenas para satisfazerem as competições de Verão e Inverno, executando o plano de manutenção de carbono, construindo o sistema de manutenção sustentável. Sob os esforços contínuos da China, os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing serão os primeiros que utilizam energia elétrica 100 % verde para todas arenas na história olímpica. Ao mesmo tempo, a China insiste no princípio da realização duma Olimpíada limpa, tem zero tolerância para casos de doping, fazendo os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing tão puros e limpos como neve e gelo.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing colocam em destaque a segurança. Apesar dos desafios severos da Covid-19, os Jogos sempre põem firmemente a segurança e a saúde dos participantes em primeiro lugar. São estabelecidos grupos de especialistas e o plano geral para a prevenção e o controlo da pandemia. Aplica-se a gestão de circuito fechado classificada para diferentes zonas, níveis e condições. Além disso, os Jogos ainda aumentam equipamentos nas arenas para testes, isolamento e urgência, seguindo o conceito “uma competição, um plano” e “uma arena, um plano”. No dia 25 de outubro, o Comité Olímpico Internacional, o Comité Paralímpico Internacional e o Comité de Organização de Beijing para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno publicaram conjuntamente a primeira edição do Manual de Prevenção e Controlo da Covid-19 para os Jogos ( Beijing 2022 Playbooks) que dará guia global para todos os participantes.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing colocam em destaque a excelência. “A parceria estabelecida pela maneira apropriada resiste distância geográfica.” O desporto ultrapassa fronteiras nacionais e diferenças entre etnias, sendo a língua universal dos seres humanos. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno Beijing serão uma reunião grandiosa para todos os países e um palco para todos os atletas competirem justamente. “Juntos para um futuro compartilhado ” ( “Together for a Shared Future” ), o slogan dos Jogos Olímpicos e Paralímcos de Inverno de Beijing não somente convoca todas as pessoas com diferentes cores de pele, etnias e religiões pelo mundo, sob a bandeira olímpica, para marchar para futuro de mãos dadas, mas também explicam vividamente o espírito olímpico e o conceito profundo da comunidade de destino comum dos seres humanos. Em 27 de janeiro de 2022, a Vila dos Jogos Olímpicos estará aberta e acredito em que, através dos alojamentos seguros, arenas e equipamentos profissionais e serviços atentos de competições, os atletas pelo mundo experimentarão a dedicação da China para dar ao mundo uma Olimpíada excelente.

Portugal é um país que tem grande paixão desportiva e honra o espírito olímpico. A China e Portugal têm mantido boas relações no desporto e conquistado resultados frutíferos. Acredito em que os Jogos Olímpicos de Inverno Beijing trarão oportunidades novas para cooperações desportivas de interesse mútuo sino-portuguesas, além de manifestar o espírito olímpico, fortalecer a coerência da comunidade internacional, e firmar a convicção em apoios mútuos dos seres humanos. A China está disposta a testemunhar o nível novo do desenvolvimento dos desportos olímpicos de Inverno e da divulgação do espírito olímpico com Portugal e toda a comunidade internacional, também desejo resultados bons nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing à delegação de Portugal.

Fonte: Jornal de Notícias