Loading
Associe-se

Preço do carvão atinge nível recorde na China face a escassez de abastecimento

Preço do carvão atinge nível recorde na China face a escassez de abastecimento
Publicado em 12 Outubro, 2021
Partilhar

O preço dos contratos futuros de carvão negociados na Bolsa de Futuros de Matérias-Primas de Zhengzhou, na China, atingiu valores recordes, face às severas inundações numa importante região produtora e à crise de abastecimento.

O país asiático enfrenta uma crise energética, com várias regiões da China a terem que racionar o uso de energia.

No final da sessão de segunda-feira, cada tonelada métrica de contratos ZC201 estava a ser negociada por 1.408 yuans (189 euros), 11,58% a mais do que na sexta-feira.

Isto representa mais do dobro (+ 114%), em relação aos preços do início do ano.

Num artigo recente, o jornal privado de Hong Kong South China Morning Post explicou que as limitações no aumento do preço da eletricidade fizeram com que as empresas de energia enfrentem insustentabilidade financeira, ao que se soma um aumento na procura, que excede a capacidade de produção de carvão, matéria com a qual ainda é produzida quase 70% da eletricidade do país.

De acordo com a consultora Macquarie, a produção de carvão aumentou 4%, em termos homólogos, entre janeiro e agosto deste ano, enquanto a produção de eletricidade cresceu 11%, sobretudo devido à procura do setor industrial.

A recuperação económica da economia chinesa após o país ter controlado os surtos de covid-19 resultou, no período mencionado, num aumento de 13,5% na procura por energia elétrica.

Nos últimos dias, as inundações em duas das três principais províncias produtoras de carvão do país – Shanxi e Shaanxi – colocaram mais problemas à produção.

Shanxi teve que encerrar temporariamente cerca de 60 minas de carvão, embora a maioria já tenha reaberto e esteja a operar normalmente, de acordo com as autoridades.

Leia o resto no Expresso