Loading
Associe-se

Português distinguido como DJ do ano em Pequim

Português distinguido como DJ do ano em Pequim
Publicado em 20 Novembro, 2017
Partilhar

Miguel Santos foi para Pequim estudar chinês na Universidade de Língua e Cultura, mas foi nos clubes noturnos da capital chinesa que descobriu a sua vocação, tendo decidido já enveredar pela carreira de DJ.

“Estou a tentar concentrar-me mais na música”, conta à agência Lusa DJ Nigls, como é conhecido na noite de Pequim. “Se calhar, terminarei o curso depois”, diz.

O interesse de Nigls, 24 anos, pela música eletrónica surgiu “através de amigos” e por influência do irmão. Há sete anos, estreou-se como DJ, mas foi só em 2012 que começou a tocar “a sério”, em estabelecimentos noturnos de Wudaokou, a zona universitária de Pequim.

Hoje, toca quase todos os fins-de-semana no Lantern, um dos mais emblemáticos clubes ‘underground’ da capital chinesa, situado junto ao Estádio dos Trabalhadores, ícone da arquitetura socialista, erguido em 1959 para celebrar o 10.º aniversário da China comunista.

“A indústria da música eletrónica na China não está ainda ao nível da Europa”, considera o DJ português, ressalvando que “está a crescer” e deverá lá chegar “dentro de cinco anos”.

A chamada “vida noturna” é uma indústria nova na China, mas que tem vivido um ‘boom’ nos últimos anos, com ‘nightclubs’ e bares a brotar rapidamente nas grandes cidades do país.

DN