Loading
Associe-se

Global Tourism Economy Forum: Uma Plataforma Única para Atingir os Objetivos do EU-China Tourism Year 2018

Global Tourism Economy Forum: Uma Plataforma Única para Atingir os Objetivos do EU-China Tourism Year 2018
Publicado em 23 Janeiro, 2018
Partilhar

A sétima edição do Global Tourism Economy Forum (GTEF) vai ter lugar em Macau nos dias 23 e 24 de outubro. O GTEF 2018 vai apresentar duas das regiões economicamente mais vibrantes do mundo – a União Europeia (UE) como Featured Partner Region e a Guangdong-Hong Kong-Macau Greater Bay Area como Featured Chinese Region.

Em julho de 2016, o Primeiro-Ministro chinês, Li Keqiang, e o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, anunciaram conjuntamente que 2018 seria o Ano do Turismo UE-China (ECTY 2018), com os objetivos específicos de promover destinos menos conhecidos, melhorar as experiências turísticas e de viagem, garantir oportunidades de fomento da cooperação económica, e criar incentivos para o progresso rápido da facilitação na obtenção de visas e da ligação aérea UE-China.

O ECTY 2018 foi oficialmente lançado no Palácio Ducal em Veneza, no dia 18 de janeiro, seguido por uma Business Summit que teve lugar no dia 19. Na cerimónia de abertura foram lidas as mensagens de congratulação do primeiro-ministro chinês e do presidente da Comissão Europeia, na qual estavam presentes personalidades tais como Antonio Tajani, Presidente do Parlamento Europeu, Qi Xuchun, Vice-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Elżbieta Bieńkowska, Comissária Europeia para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PMEs, e Du Jiang, Vice-presidente da Administração Nacional de Turismo Chinesa (CNTA). Entre os líderes mundiais do setor do turismo estavam Pansy Ho, Secretária-Geral e Vice-presidente da GTEF, Dai Bin, Presidente da Academia Chinesa de Turismo; Sun Jie, CEO da Ctrip, Luca Patanè, Presidente da Uvet, e Jose Luis Duran, CEO da Value Retail.

Pancy Ho afirmou, ao explicar as razões da GTEF ser uma plataforma única para atingir os objetivos do ECTY 2018, que esta é “a primeira parceria público-privada na China que incentiva a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo global tendo a China no seu centro. Como primeiro fórum para discutir o setor mundial do turismo no contexto da ‘Belt and Road Initiative’, a GTEF coloca no topo da agenda público-privada tópicos pioneiros, concentrando-se em criar oportunidades para a promoção do turismo, cooperação e investimento (…) Com a habilidade intuitiva de perceber a importância das relações UE-China, o GTEF está na linha da frente, e tem promovido o turismo entre a UE e a China desde o início, com Portugal e Espanha em 2013, França em 2016, e com os dezasseis países da Europa Central e de Leste em 2017.”

Ho salientou ainda o papel de Macau no turismo mundial, onde aludiu ao facto de que o local escolhido para o GTEF – que tem, nas suas palavras, a “abertura e a inclusividade no seu ADN” – viu crescer o seu número de turistas de 6 para 32 milhões desde a sua passagem para a soberania chinesa. A Secretária Geral e Vice-presidente da GTEF falou ainda no potencial sem precedentes para o comércio, investimento e turismo que a nova ponte Hong Kong-Zhuhau-Macau, com 55 quilómetros, vai trazer depois de completa.

A GTEF 2018 irá usar a sua plataforma pragmática de turismo para conduzir discussões sobre o fortalecimento das trocas comerciais e culturais entre a China e a UE, e estimular o potencial da Greater Bay Area. Ao mesmo tempo, o fórum vai garantir oportunidades de construção de uma relação de cooperação e parceria entre a China e a UE através de encontros comerciais bilaterais, business matching, networking, workshops, feiras, entre outras iniciativas.

GTEF