Loading
Associe-se

Quem Somos

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), criada em 1978, foi a primeira instituição que, de um modo sistemático e persistente, auxiliou ao desenvolvimento do relacionamento económico e comercial entre Portugal e a República Popular da China.

Fundada antes do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, a CCILC procura há 38 anos fomentar a dinamização das relações económicas e comerciais e facilitar a interacção entre as empresas e instituições dos dois países.

A CCILC elegeu algumas das maiores e mais emblemáticas empresas portuguesas no relacionamento com a China, para imprimir uma nova dinâmica que apoie o grande esforço de aproximação que os dois países estão a efetuar.

Atualmente presidida pela EDP, nos seus órgãos sociais figuram os grupos industriais e financeiros de maior relevo no contexto bilateral (Haitong Bank, REN/State Grid, Huawei, China Three Gorges, Caixa Geral de Depósitos, Fidelidade/Fosun, Millennium BCP, Estoril Sol, Novo Banco, etc.), além de outras multinacionais e empresas de referência, bem como PME’s dos mais diversos setores económicos que complementam os restantes órgãos sociais de um universo de cerca de 300 associadosque pretendem dinamizar uma plataforma de apoio ao desenvolvimento de negócios entre Portugal e a China.

A promoção e proteção dos interesses dos associados, divulgação de informação susceptível de afectar as suas actividades e uma acção constante e empenhada junto das autoridades oficiais com vista à criação de melhores condições para a resolução de problemas que auxiliem o desenvolvimento dos negócios bilaterais, constituem a missão central da ação da Câmara, através da estrutura administrativa da Secretaria-Geral e de um conjunto de parcerias de referência, em Portugal e na China.

Ao longo da sua existência, a CCILC tem oferecido serviços de apoio técnico qualificado, que permitem às empresas associadas desenvolver as suas atividades empresariais na China, de forma mais eficiente, informada e segura. Procura facultar informações de toda a natureza, divulgar oportunidades de negócio, dados estatísticos de importação e exportação ou a realização de feiras e exposições. Disponibiliza legislação e regulamentação, organiza eventos, conferências e promove networking empresarial entre os dois países. Elabora estudos de mercado e pesquisas, proporciona apoio em visitas de delegações oficiais e empresariais, executa interpretações e traduções e coopera em trabalhos de consultoria jurídica, fiscal e comercial.

Em 1976, um grupo de comerciantes e industriais portugueses (entre os quais o Tenente Coronel Ferreira da Cunha, António Nolasco, Rogério de Matos e Henrique de Jesus e Azevedo Botelho), encetaram diligências para a criação de uma Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa, com o objetivo de facilitar e fomentar o intercâmbio económico entre Portugal e a Republica Popular da China.

Estabeleceram-se contactos informais com as autoridades Chinesas, que só foram possíveis com o apoio da Associação de Amizade Portugal-China e com a iniciativa dos Srs. Manuel Bulhosa e Silas Chou. Em Janeiro de 1977, após acordo de princípio das autoridades Chinesas, as autoridades Portuguesas aceitaram e acarinharam esta iniciativa, através dos gabinetes do Primeiro Ministro e do Ministro de Comércio Externo.

Após o envio de informação sobre a sua constituição a diversas empresas em que se alertava para os benefícios da qualidade de sócio, a associação (CCILC) obteve imediatamente numerosos pedidos de adesão nos ramos de Projetos, Vinho, Calçado, Cortiças, Confeções, Têxteis, Petróleos, Informática, Mobiliários – Metálicos e de Madeira, Construção Naval e Banca, na sua fundação, em 1978.

Na génese e no desenvolvimento da CCILC estiveram diversas empresas de renome, como a Amorim & Irmão, a Sogrape, a Air France, ainda associada, entre outras, mas a maior representatividade veio sempre do sector financeiro, sempre um forte apoiante, à época através dos Bancos Borges & Irmão, Fonsecas & Burnay, Pinto & Sotto Maior, Português do Atlântico, Nacional Ultramarino, Espirito Santo e Comercial de Lisboa e a União de Bancos Portugueses.

Passados 38 anos da sua fundação, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa estabeleceu-se como uma entidade de referência na promoção do desenvolvimento do relacionamento económico entre Portugal e a República Popular da China, com uma reputação e credibilidade no estabelecimento de pontes entre as empresas e instituições dos dois países, e sempre com uma transversal representatividade do tecido económico português entre os seus associados, entre os quais continuam a pontificar os grandes nomes da vida económica e empresarial de Portugal, onde irão agora ser cada vez mais acompanhados pelos seus homólogos chineses.

1976

Enceta-se diligências para a criação de uma Câmara de Comércio e Indústria Luso Chinesa.

1977

Em Janeiro de 1977, após acordo de princípio das autoridades Chinesas, as autoridades Portuguesas aceitaram e acarinharam esta iniciativa.

1978

Na génese e no desenvolvimento da CCILC estiveram diversas empresas de renome.

2006

A CCILC estabeleceu-se como uma entidade de referência na promoção do desenvolvimento do relacionamento económico entre Portugal e a República Popular da China.

Órgãos Sociais

DIREÇÃO

Presidente
João Marques da Cruz
Vice-Presidente
Paulo Martins
Vice-Presidente
Pedro Turras
Vice-Presidente
José João Guilherme
Vice-Presidente
Zhang Ding Ming
Vice-Presidente
Fernando Costa Freire
Vice-Presidente
Choi Man Hin
Vice-Presidente
Rogério Henriques
Vice-Presidente
Chris Lu
Vice-Presidente
Marta Mariz
Vice-Presidente
Ilídio de Ayala Serôdio
Vice-Presidente
Gonçalo Morais Soares
Órgãos Sociais

SECRETARIA GERAL

Secretary-General
Sérgio Martins Alves
Advisor to the Board / China Market Expert / Head of Institutional Relations & Translation Services
Lurdes Assunção
Head of Porto Delegation | Investor Relations | China Market Expert
Vítor Costa
Corporate Relations & Network Manager | Head of Executive Education Partnerships
Sara Silva
Investor Relations & Project Manager / Head of Partnership Programs
Rita Raposo
Project Manager and Media Affairs | Head of Entrepreneurship Programs
Miguel Braz
Órgãos Sociais

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente
Luis Graça Moura
Vice-Presidente
Lin Man (Nova Ásia Lda.)
Secretário
João Korrodi (Absolutgest - Concept & Design)
Secretário
Ana Rodrigues Ventura
Órgãos Sociais

CONSELHO FISCAL

Presidente
Luis Belo
Vogal
Jorge Veríssimo (PA&A Sociedade de Advogados)
Vogal
Vasco Bívar de Azevedo
Vogal suplente
Tiago Caiado Guerreiro