Cúpula do BRICS é encerrada com promessa de aprofundamento de parceria

Cúpula do BRICS é encerrada com promessa de aprofundamento de parceria

O 9º encontro de líderes dos países do BRICS foi encerrado hoje (5) em Xiamen, cidade costeira no sul da China. Ao conceder uma entrevista à imprensa chinesa e estrangeira, o presidente chinês Xi Jinping disse que no encontro, os líderes do bloco apresentaram novas expectativas para o aprofundamento das relações.

De acordo com Xi Jinping, os países do BRICS decidiram tomar o encontro em Xiamen como um novo ponto de partida em busca de uma parceria estratégica mais estreita, ampla e integral. Na ocasião, os líderes do BRICS discutiram sobre o aprofundamento da cooperação, promoção de intercâmbios culturais, aprimoramento do mecanismo e participação na governança econômica global.

“Aprovamos a Declaração de Xiamen dos Líderes dos Países do BRICS, em que reiteramos o espírito de abertura, abrangência, cooperação e benefício compartilhado, resumimos as experiências da cooperação na última década e elaboramos planos para o reforço da parceria do BRICS e o aprofundamento das colaborações em todas as áreas. Os líderes dos países do BRICS resolveram tomar o encontro em Xiamen como um novo início para abrir a segunda ‘década dourada’ do BRICS.”

Xi Jinping destacou que na entrada da segunda década de cooperação do BRICS, o mecanismo também deve ser aprimorado conforme as exigências do tempo, a fim de oferecer uma garantia sólida para a iniciativa. Este ano, foram realizados a primeira reunião dos altos representantes responsáveis pelos assuntos de segurança nacional e o primeiro encontro de chanceleres do BRICS. Os cinco países também estabeleceram um mecanismo de negociações periódicas dos representantes permanentes na ONU.

“Todos nós apoiamos o reforço da função dos coordenadores para avaliar periodicamente a implementação dos resultados dos encontros e procurar novas formas de cooperação. Este ano, a construção do mecanismo de colaborações do BRICS conseguiu novos progressos. Estabelecemos o grupo de trabalho de negócios eletrônicos, liga de museus, liga de galerias e liga de bibliotecas. Eles vão oferecer uma forte garantia para a cooperação do BRICS.”

Durante o encontro em Xiamen, a China convidou representantes de outros países para realizar diálogos com o BRICS. Xi Jinping disse que os países emergentes e os em desenvolvimento emitiram um forte sinal sobre a promoção da cooperação sul-sul.

CRI

Leia a notícia na íntegra AQUI

Pub