1.ª Edição do Concurso de Tradução de “ROTA DA POESIA”

1.ª Edição do Concurso de Tradução de “ROTA DA POESIA”

A relação entre a China e Portugal provém desde o século XV, altura em que Portugal foi a primeira nação ocidental a chegar à China, depois de atravessar o grande oceano. Nestas duas nações, de longa história e cultura, foram surgindo ao longo do tempo inúmeros escritores e verdadeiros mestres de literatura, que deixaram nas suas pátrias, excepcionais obras de arte.

Desde Li Bai a Fernando Pessoa, há inúmeros volumes de obras literárias onde a poesia representa profundamente a cultura. Coincidentemente, este ano marca o décimo segundo aniversário do estabelecimento de uma parceria estratégica entre Portugal e a China, além disso, o mês passado,  Junho é o mês de Portugal, altura que se celebra o dia do grandioso poeta Camões. Por isso, a Vela Chinesa, associada da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa e a Chiado Editora querem aproveitar a oportunidade para organizar o primeiro iniciativa do Concurso de Tradução “Rota da Poesia”.

Esta concurso pretende reavivar as obras literárias de ambos os países e quebrar as barreiras da língua de modo a permitir o intercambio cultural.

O concurso de Tradução de poemas “Rota da Poesia” consiste na escolha de dois poemas pelo participante, a partir dos 100 poemas chineses e portugueses oficialmente selecionados pela organização (https://shimo.im/doc/9Jb0nyGVRCMxiaP8),  sendo um em chinês, e outro em português, e que os traduzam de português para chinês e de chinês para português, conforme a sua língua originária. Podendo ainda traduzir um poema à sua escolha (optativo), sendo o  total de poemas traduzidos não superior a três.

Todas as traduções serão avaliadas pela equipa de tradução profissional de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

1 - A capacidade de compreensão do tradutor.

2 - A fidelidade ao poema original.

3 - A capacidade de expressão da mensagem.

As traduções deverão ser enviadas até o próximo dia 30 de Setembro.

Para mais informações contacte a organização (velachinesa@hotmail.com) ou a Secretaria-Geral da CCILC (geral@ccilc.pt)

 

Pub