Loading
Associe-se

Trump: Recebi uma linda carta de Xi. Vamos ver se juntos conseguimos chegar a acordo

Trump: Recebi uma linda carta de Xi. Vamos ver se juntos conseguimos chegar a acordo
Publicado em 10 Maio, 2019
Partilhar

Donald Trump declarou esta quinta-feira, 9 de maio, que recebeu uma “linda carta” do presidente chinês, Xi Jinping, numa altura em que as negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo prosseguem em Washington.

 “Xi acabou de me escrever uma linda carta. Recebi-a há pouco e provavelmente falarei com ele por telefone”, declarou o presidente norte-americano, citado pela Reuters. “Trabalhemos juntos e vejamos se conseguimos que algo seja feito”, acrescentou.

Liu He, o representante comercial do presidente chinês, Xi Jinping, regressou hoje – a viagem chegou a estar marcada para ontem – a Washington para uma nova ronda de conversações comerciais, mas intensifica-se a especulação sobre se haverá um entendimento a tempo de não ser imposto um aumento das tarifas aduaneiras.

Ontem, Trump veio dizer que a China “quebrou o acordo”, acusando Pequim de renegar os compromissos que já tinham sido assumidos, pelo que os receios de um não entendimento se agravaram. E, à falta de acordo, o agravamento das tarifas alfandegárias entra já em vigor às 00:01 de Washington (04:01 em Lisboa)

No domingo, 5 de maio, a Casa Branca intensificou a pressão sobre a China, ao anunciar que a partir do dia 10 os EUA iriam impor tarifas aduaneiras adicionais sobre produtos chineses se não houvesse acordo comercial.

Leia o artigo completo no Jornal de Negócios