A marca chinesa Maxus, especializada em veículos MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, vai entrar no mercado português, num investimento do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores automóveis da Europa e da América Latina, que assim alarga as suas operações em Portugal, onde já assegura a presença da Fuso, Isuzu, Kia e Mitsubishi.
A Maxus, herdeira do património histórico da LDV – Leyland DAF Vans, está integrada no universo da SAIC Motor Corporation, maior construtor automóvel da China e o sexto maior a nível mundial. Com um modelo vertical de negócio, que abrange desde a pesquisa e desenvolvimento até ao produto final, a SAIC Motor conta com mais de 215 mil colaboradores, 10 unidades de produção e centros de desenvolvimento espalhados pela Europa e Ásia.
A chegada da Maxus ao mercado nacional está agendada para o segundo trimestre deste ano, com uma gama centrada em comerciais ligeiros e usufruindo da capacidade instalada do Grupo Bergé Auto em Portugal, nomeadamente ao nível comercial e de após-venda.
De acordo com Francisco Geraldes, administrador da Bergé Auto em Portugal, “a chegada da Maxus representa um importante reforço da aposta da Bergé no nosso país, onde já detém uma presença robusta com quatro marcas e respetivas redes de comercialização e assistência, acumulando um importante capital de experiência no setor”. Considera, ainda, que existe aqui uma combinação de valores que será vantajosa para ambas as partes: “A experiência do Grupo Bergé Auto e a dimensão da SAIC Motor constituem um enquadramento ideal para a afirmação da Maxus em Portugal”.
Fonte: Motor24