Loading
Associe-se

Empresários chineses em Portugal “constroem ponte” para a internacionalização das empresas da Província de Anhui

Empresários chineses em Portugal “constroem ponte” para a internacionalização das empresas da Província de Anhui
Publicado em 22 Março, 2023
Partilhar

No ”Fórum Empresarial de Anhui para empresários chineses em Portugal“, realizado na tarde de dia 20 de Março na cidade de Hebei, Província de Anhui, a Hefei Metalforming, a Zhongke Meiling Cryogenics, a Anhui BBCA Biochemical, a Xinxing Ductile Iron, e mais 20 outros representantes de empresas de Anhui reuniram-se com o Chen Yuxin, Presidente da Associação para a Promoção Económica e Cultural Luso-Chinesa (APECLC) para discutir como promover o intercâmbio entre as empresas de Anhui e Portugal.

O vice-presidente do Departamento de Trabalho da Frente Unida do Comité Provencial do Partido Comunista e Diretor Provincial do Gabinete dos Assuntos Chineses no Exterior, Zhang Qiming, disse no Fórum que atribui grande importância à cooperação com Portugal, que pretende aprofundar a cooperação económica e fomentar o intercâmbio cultural, promover em conjunto o estabelecimento da Nova Rota da Seda, prestando assim assistência ao desenvolvimento das empresas de Anhui em Portugal, e contribuindo positivamente para a promoção da amizade e cooperação sino-portuguesa.

O Presidente da APELCLC, Chen Yuxin, afirmou que este evento construi uma ponte de comunicação entre as empresas de ambos os países em domínios como a tecnologia de ponta, utilização de novas fontes de energia e controlo ambiental, formação técnica e profissional, importação e exportação de recursos humanos altamente qualificados, divulgação de informação cultural e artística, estabelecimento de contactos em vários círculos profissionais portugueses, construindo desta forma uma vasta rede de contactos. Foi ainda criada uma plataforma conjunta de partilha de conhecimentos, com o nome de “Sala de Conferências Sino-Portuguesa”. (nome chinês -中葡讲堂)

No Fórum, Chen Yuxin apresentou a vantajosa posição pivotal portuguesa e o seu promissor ambiente económico, desenvolveu uma análise a partir das principais tendências e indústrias, entre elas, o facto de o sector do software e dos serviços informáticos dominar o investimento estrangeiro em Portugal, seguido pelo fabrico e fornecimento de veículos de transporte. No final do evento, deu respostas individuais às questões levantadas por cada empresa.

“Este intercâmbio tem um significado profundo, podendo alargar os horizonte das empresas e ajudar a estabelecer uma rede de contactos externos”, disse Liu Dan, presidente da Anhui Ke Cheng Intelligent Health Technology Company., uma empresa que desenvolve principalmente medicamentos celulares e que se encontra atualmente na fase de I&D, e espera ter a oportunidade de se internacionalizar no futuro.

Cai Yu, director de marketing da Anhui National Mining Environment Technology Co., acredita que o desenvolvimento de empresas precisa de caminhar tanto em “pernas” nacionais como estrangeiras,  reconhecendo que Anhui tem enormes vantagens em biotecnologia e fabrico de equipamento e que é necessário orientar estas indústrias para a exportação. Afirmou ainda que “o contacto pessoal neste tipo de Fóruns torna possível obter informação em primeira mão, e permite a formação de relações mais próximas com os empresários chineses no estrangeiro. ”

O simpósio foi organizado pelo Gabinete de Assuntos Chineses Ultramarinos da Província de Anhui.

Fonte: chinaqw