Loading
Associe-se

Em dia dedicado às relações entre Portugal e China, Marcelo Rebelo de Sousa quer visita de Xi Jinping em 2018

Em dia dedicado às relações entre Portugal e China, Marcelo Rebelo de Sousa quer visita de Xi Jinping em 2018
Publicado em 8 Novembro, 2017
Partilhar

O chefe de Estado português afirmou na quinta-feira passada que espera receber, em 2018, o Presidente da China, Xi Jinping, em visita de Estado a Portugal e considerou que as relações luso-chinesas “atravessam porventura o melhor momento”.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no final da IV Gala Portugal-China, em Lisboa, na presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run, e do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, João Marques da Cruz, entre outros convidados.

“Terei grande satisfação em receber o senhor Presidente chinês [Xi Jinping] em visita de Estado, que, espero, possa concretizar-se, em breve, talvez mesmo no próximo ano, em data a concretizar pelos canais diplomáticos usuais”, afirmou.

A Gala foi precedida por uma conferência, onde foi discutido o posicionamento de Portugal em relação à estratégia da China, “One Belt, One Road”, com a participação de empresas como a Hainan Airlines, Tin Min Jade, China Three Gorges, AICEP Global Parques ou a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

No final da noite foram entregues os Prémios de Mérito Empresarial à Fosun, Caima – Indústria de Celulose, Beijing Capital Airlines, Associação dos Comerciantes e Industriais Luso-Chineses e a Embaixada da China em Lisboa.