Chineses da CNIC reduzem participação na EDP de 4,34% para 1,89%

Publicado em 6 Novembro, 2019

A estatal chinesa CNIC Co., Ltd reduziu a participação que tem na EDP -Energias de Portugal para 1,89%, dos anteriores 4,34%, anunciou esta quinta-feira a energética portuguesa em comunicado divulgado no site da CMVM.

“No dia 30 de outubro de 2019, a CNIC Co., Ltd. comunicou à EDP, nos termos do artigo 20.º do Código dos Valores Mobiliários, que a sua participação na EDP baixou do patamar mínimo de 2% das participações qualificadas a 29 de Outubro de 2019, para 1,8898% do capital social e direitos de voto da EDP”, referiu a empresa liderada por António Mexia.

A EDP adiantou que a CNIC vendeu, a 29 de outubro, 4,76 milhões de ações da empresa, ficando a deter 69,10 milhões de ações.

A estatal China Three Gorges, que detém 23,27% da empresa portuguesa, lançou uma Oferta Pública de Aquisição sobre a totalidade da EDP em maio de 2018, mas desistiu da tentativa após uma proposta de alteração dos estatutos para acabar com o limite de votos de 25% por acionista ter sido chumbado na assembleia geral de 24 de abril deste ano.

Ler mais em Jornal Económico