Loading
Associe-se

CCILC recebe três delegações chinesas no espaço de 3 dias

CCILC recebe três delegações chinesas no espaço de 3 dias
Publicado em 11 Setembro, 2019
Partilhar

No decorrer desta semana a CCILC teve a oportunidade de receber três delegações chinesas nas suas instalações, com objetivos distintos mas apostados em cooperar ativamente com empresas e outras entidades portuguesas.

A Delegação Governamental da cidade de Qingdao, Província de Shandong, capital oceânica da China, reuniu com a CCILC no dia 09 de setembro, com o intuito de abordar a temática do comércio marítimo. Como cidade integrante da New Euroasian Continental Bridge, um programa da iniciativa “Uma Faixa, uma Rota”, Qingdao pretende aproximar-se do universo de PME´s ligadas aos setores do mar, e do turismo, procurando desenvolver uma estratégia consistente de cooperação bilateral com Portugal.

No dia 10 de setembro, a CCILC foi visitada pela Delegação Governamental da Província de Guangxi, tendo como missão principal, a ligação marítima e terrestre com os territórios chineses ao seu redor. Com um volume de circulação em transportes que alcança já valores bastante elevados, o Governo de Guangxi aguarda que as áreas marítima e ferroviária experimentem num período breve, um desenvolvimento e expansão consideráveis, dando lugar a novas oportunidades nos setores logístico e comercial.

As apostas no comércio livre e na aquisição de novas ligações à famosa “Rota da Seda” são, de momento, oportunidades consideráveis para as empresas chinesas que desejem crescer e expandir-se. Guangxi é por excelência uma das maiores cidades portuárias, estando por isso repleta de vários movimentos e ocorrências que podem traduzir-se, por sua vez, em diversas oportunidades ao nível dos transportes, logística e Free Trade Zone. Outra proposta bastante atrativa, consiste ainda na construção de um parque industrial com ligações a Macau e restantes Países de Língua Portuguesa.

Finalmente, foi recebida hoje dia 11, a Delegação Empresarial de Zhejiang, uma delegação bastante focada na parte do comércio de arte. A principal intenção deste encontro incidiu na intenção de expandir o comércio bilateral de artigos de artesanato regional, salientando-se a porcelana chinesa, pinturas, bordados, e do lado português, a cortiça, a filigrana, e outras criações. A CCILC pondera ainda organizar uma delegação de empresa de Artesanato regional a Zhejiang.