A Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional de Infraestruturas (SRIE) e Equipamentos-Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), no âmbito do Concurso Público para Fornecimento de Sistemas Alternativos de Deteção Precoce de Incêndios Florestais (zonas de orografia complexa), adjudicou esta semana à empresa Leitek Innovative Solutions o sistema da Insight Robotics para deteção precoce de incêndios. A Insight Robotics é uma empresa tecnológica chinesa baseada em Hong Kong. A SRIE pretende vir a estender o sistema de deteção precoce de incêndios a grande parte da Ilha da Madeira e do Porto Santo. O sistema deverá ficar implementado durante a primeira semana de Novembro e irá permitir efetuar uma vigilância persistente das zonas de floresta e de interface urbano-florestal da Madeira com vista a mitigar o problema dos fogos florestais.
Tipicamente, o sistema de deteção precoce de incêndios florestais da Insight Robotics é composto por redes de sensores robotizados Insight FD-TS, alimentados eletricamente por painéis fotovoltaicos, ligados a centros de comando e gestão como os CDOS (Comandos Distritais de Operação Socorro).
A deteção precoce permite mudar o foco para uma supressão rápida numa fase inicial em vez de um combate a um incêndio florestal dispendioso e difícil.
O sistema fornecido pela Leitek Innovative Solutions, com capacidade de detetar automaticamente focos de incêndio(fumo e chamas) é o único do mundo que consegue detetar um foco de incêndio tão pequeno como 2m2 à distância de 5km, de noite ou dia, com uma taxa de falsos alarmes negligenciável.
A Leitek Innovative Solutions é uma empresa sediada no ninho e empresa DNA.Cascais, parceira do Business Incubation Center da ESA. A Leitek ganhou a “Competição Ideias e Negócios 2018” CINC 2018 com o projeto de drone para salvamento marítimo e apoio à proteção civil denominado “Drone Savior”. O primeiro sistema Drone Savior foi adquirido recentemente pela câmara de Oeiras.
O sistema da Insight Robotics é dos produtos de maior tecnologia chinesa alguma vez fornecidos a Portugal. Portugal foi o primeiro país Europeu a adquirir esta tecnoligia da Insight Robotics.