Aicep Global Parques prevê investir 7ME na Zona Industrial Logistica de Sines

Publicado em 14 Março, 2019

Vamos ter um grande ciclo de desenvolvimento na ZIL de Sines, que tem uma ocupação de 89%, e para acomodar alguns destes investimentos que estamos à espera no setor petroquímico vamos ter de fazer novos loteamentos”, disse hoje à agência Lusa o presidente executivo (CEO) da aicep Global Parques, Filipe Costa.

O investimento superior a dois milhões de euros na “zona 1”, a norte do parque, engloba o loteamento de uma área de 15,7 hectares para acomodar “investimentos de dezenas de milhões de euros em unidades associadas ao biodiesel, construção e alguma logística”, adiantou.

“Há pelo menos 10 anos que não se faziam novos loteamentos e isto é sintomático de alguma retoma económica, industrial e do ‘cluster’ petroquímico”, revelou o presidente executivo da aicep Global Parques, que gere a Zona Industrial Logística de Sines onde estão localizadas as maiores empresas do país, como a Petrogal e a Repsol Polímeros.

Na “zona 2” da ZIL, vão ser investidos mais de cinco milhões de euros no loteamento de uma área de 44,3 hectares “para fazer face aos projetos de petroquímica que estão em carteira” e “à expansão dos atuais clientes” ligados a este setor.

“São projetos, dos principais clientes de ‘oil and gas’ e petroquímicos do parque e do porto de Sines, na ordem dos milhares de milhões de euros, que já estiveram em carteira antes da última crise financeira e que agora são retomados e vão beneficiar o parque e o país nos próximos três anos”, disse Filipe Costa.

Para fazer face ao aumento da capacidade de movimentação de contentores, no porto de Sines, com a expansão do Terminal XXI e a construção do Terminal Vasco da Gama, o mesmo administrador adiantou que, no plano de investimento da aicep Global Parque, está igualmente prevista a expansão da atual Zona de Atividades Logísticas (ZAL) de Sines.

Leia a versão completa no Diário de Notícias