Loading
Associe-se

6ª Gala Portugal-China celebra o novo ciclo de relações bilaterais

6ª Gala Portugal-China celebra o novo ciclo de relações bilaterais
Publicado em 18 Novembro, 2019
Partilhar

No passado dia 13 de Novembro, no Casino Estoril, realizou-se a 6º Gala Portugal-China subordinada ao tema ” ‘Belt & Road’ e o Novo Ciclo das Relações Bilaterais”.

A Gala contou com ilustres convidados e figuras como o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, os Embaixadores da República Popular da China em Lisboa, Cai Run, e de Portugal em Pequim, José Augusto Duarte e inúmeros empresários, instituições e associações ligadas à relação entre os dois países.

O evento começou com uma conferência que abordou temas ligados à estratégia da Belt & Road e de que forma Portugal poderia captar investimentos estruturantes e de raiz para o país, principalmente ligado às infraestruturas. A nota de boas vindas foi endereçada pelo Presidente da CCILC, João Marques da Cruz. Posteriormente, assistiu-se a um debate em formato de mesa redonda com Filipe Costa, Presidente da AICEP Global Parques, Fang Bian, Presidente do Bison Bank, Amilcar Monteiro, Administrador da Infraestruturas de Portugal e Huang Chang, CEO do Hengtong Group (Alcobre), moderado por Afonso Camões, Administrador da Global Media Group. O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, fechou a sessão a referir a possível importância das empresas chineses na modernização e renovação das infraestruturas, especificamente, os materiais circulantes em Portugal.

No jantar de Gala, foram entregues os Prémios de Mérito Empresarial que distinguem as empresas, entidades sou personalidades que mais se destacaram nas relações bilaterais, no presente ano. Este ano foram premiadas a COFCO International e Elastron com o prémio investimento na China e em Portugal, respectivamente. O Prémio de Comércio Externo foi entregue à Agrupalto. Para o prémio Carreira, Diane Villax foi distinguida pelo seu trabalho e dedicação na Hovione e, no final, o Prémio Personalidade do Ano foi entregue ao Embaixador português em Pequim, José Augusto Duarte.

Este jantar contou ainda com as intervenções do Secretário-Geral da CCILC, Sérgio Martins Alves, e do Presidente da CCILC, João Marques da Cruz, ambos os Embaixadores, tal como a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que encerrou a Gala.

Nas primeiras horas após o evento o feedback era já muito positivo. Foram diversas as mensagens de elogio a nível institucional, desde logo nas intervenções, mas também a nível empresarial através dos representantes presentes. A Gala Portugal-China está cada vez mais enraizada no contexto bilateral sendo já uma referência para todos os atores que dinamizam este universo. É, sem dúvida, uma iniciativa que continuará a ser promovida com o apoio da direção, associados e parceiros.