Iniciativa "One Belt, One Road": China investe em mais portos internacionais

Iniciativa "One Belt, One Road": China investe em mais portos internacionais

Mais negócios que a China concretizou, rumo à disseminação do conceito "One Belt, One Road" (OBOR): depois do investimento milionário no porto cingalês de Hambantota, Pequim voltou a apostar na geoestratégia como pilar fundamental da sua expansão internacional, assinando um acordo de cooperação com a Abu Dhabi Ports (ADP), avaliado em 300 milhões de doláres.

O acordo, negociado pela Província de Jiangsu e pela entidade portuária dos Emirados Árabes Unidos, tem como propósito base o fortalecimento dos laços económicos e comerciais entre os dois países, e o reforço da relação com a Zona de Processamento de Exportação situada no porto de Khalifa.

Em relação à operação do porto de Hambantota, situado no Sri Lanka, que envolveu quantias astronómicas, foi comprado pela empresa estatal China Merchants Port Holdings Co. A operadora portuária acordou (após vários meses de negociações e períodos políticos conturbados entre China, índia e Sri Lanka) adquirir a infraestrutura cingalesa por 1,2 mil milhões de dólares, passando a controlar 70% das ações do porto com um periodo de exploração de 99 anos.

Leia a notícia na íntegra AQUI

Pub