Em 2013, quando recebeu o galardão especial do júri dos Prémios Exportação e Internacionalização, promovido pelo Negócios e o Novo Banco, o CEO da Sovena, António Simões, apontou a China como uma das próximas apostas da empresa. “A China e a Índia são mercados que podem despontar em dois ou cinco anos”, defendeu na altura.

Quatro anos volvidos – e muitos títulos conquistados depois -, a empresa revela ao Negócios que a marca Oliveira da Serra – com que lidera o mercado português – vai estar disponível nas prateleiras dos supermercados chinêses ainda durante este mês.

“Na China, a nossa joint-venture com um parceiro local irá traduzir-se no lançamento da nossa marca Oliveira da Serra no mercado local já este mês de Novembro”, revela fonte oficial da empresa.

A Índia parece ter ficado pelo caminho, mas a Sovena revela ainda que entrou nos últimos dias no mercado italiano. O crescimento neste país – onde tal como em Portugal há uma forte tradição de azeite -, é um dos objectivos no curto prazo. “Queremos crescer em mais mercados, nomeadamente com a Sovena Itália, e consolidar as operações existentes”.