Loading
Associe-se

China promete 200 milhões de euros para um novo fundo para a biodiversidade

China promete 200 milhões de euros para um novo fundo para a biodiversidade
Publicado em 14 Outubro, 2021
Partilhar

A China anunciou esta terça-feira a criação de um novo fundo para proteger a biodiversidade nos países em desenvolvimento, com 200 milhões de euros, na conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade COP15.

A China tomará a iniciativa de criar o Fundo de Biodiversidade de Kunming com uma contribuição de 1,5 mil milhões de yuan [200 milhões de euros] para apoiar a conservação da biodiversidade nos países em desenvolvimento”, anunciou o Presidente chinês, Xi Jinping, numa mensagem à conferência de Kunming, no sudoeste da China.

“A China apela (…) a todas as partes para que contribuam para o fundo”, disse Xi, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A cimeira de alto nível, iniciada na segunda-feira, conta com discursos pré-gravados dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da França, Emmanuel Macron, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e do secretário-geral da ONU, António Guterres.

A reunião de uma semana marca o início formal de uma nova ronda de conversações globais sobre a proteção das plantas e animais do mundo contra a extinção, e a preservação dos ecossistemas dos quais dependem.

Uma segunda e última sessão que tentará chegar a acordo sobre os objetivos para os próximos 10 anos está agendada para Kunming, de 25 de abril a 8 de maio do próximo ano, com os 196 membros da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)

Em janeiro de 2022, terá lugar em Genebra uma sessão de negociação provisória.

Estas conversações visam estabelecer um novo quadro para proteger a natureza até 2050, com um marco histórico em 2030.

“Estamos a perder a nossa guerra suicida contra a natureza”, advertiu o secretário-geral da ONU.

Leia o resto no Observador